Quantidade de Páginas visitadas

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR IOLANDO TAQUES FONSECA

ENSINO FUNDAMENTAL


A escola foi construída devido à reivindicação da Associação de Moradores, representada pela Srª. Lurdes Thomaz que era a presidente, para atender a demanda da comunidade.
Foi inaugurada no mês de Abril de 1986, na gestão do Prefeito Otto Santos Cunha, contando nesta época com três salas de aula, cozinha e banheiros.
O Patrono da Escola é o Professor lolando Taques Fonseca que é natural da cidade de Castro, Estado do Paraná, nascido aos 27 dias do mês de agosto de 1918. Filho de Odilon Fonseca, natural de Castro, estado do Paraná e de Selecta Virmond Taques, natural da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná.
Aos três anos de idade, perdeu seu pai e mudou-se com sua mãe para a cidade de Ponta Grossa, onde residiu até a sua morte em 21 de abril de 1998. Fez o primário na Escola Professora Judith Silveira, e o ginasial no Colégio Regente Feijó, aonde mais tarde viria lecionar as disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico.
Formou-se como contabilista na escola de comércio de Ponta Grossa e Matemática na faculdade de Filosofia de Ponta Grossa, mais tarde Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Lecionou as disciplinas de Desenho Geométrico e Matemática, nos Colégios Regente Feijó e Sant’ Ana, de 1956 até o ano de 1967, quando se aposentou por determinação médica. Passou então a dedicar-se à agropecuária e junto com seu filho Douglas, fundaram a empresa Iberá sementes, que se tomou uma das maiores e mais respeitadas sementeiras do Paraná.
Em 1991 na gestão do então Prefeito Pedro Wosgrau Filho, a escola foi ampliada em uma sala de aula, uma sala para os professores, um depósito e uma casa da zeladoria. Já em 1995, na gestão Paulo Cunha Nascimento foi feita nova ampliação com duas salas, banheiros, almoxarifado e com recursos da APM foi construído o parque infantil. Com recursos da FUNEPO em 1996 foi construído o pátio coberto.
Em 1998, na gestão Jocelito Canto, foram construídas mais duas salas de aula e em 1999 uma quadra poliesportiva.
Em 2002 a escola passou pelo processo de estadualização. Hoje o prédio comporta duas escolas, a Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento que atende os alunos das séries iniciais, e a Escola Estadual Professor lolando Taques Fonseca que atende os alunos de 6º anos à 9º anos.
Em 2015, na gestão do Prefeito Marcelo Rangel, a escola passou por uma grande reforma, adequando-se às normas vigentes de atendimento aos alunos inclusos. Além da reforma deu-se início à construção de novas salas de aula e secretaria, atendendo assim à nova demanda de nossa escola.







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito